O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu coordenou na tarde desta terça-feira (13/06) uma reunião que definiu alguns assuntos para a Caravana das Águas que acontecer nos dias 19 e 20/06. A reunião aconteceu na sede da ADESE, em Caicó, e contou com a participação de representantes de 26 instituições de Caicó e da região do Seridó. O presidente do CBH PPA, o Sr. Procópio Lucena, foi o responsável pela articulação da reunião.

“Acordamos alguns pontos: uma carta do Seridó será feita por uma comissão que foi tirada nessa reunião e que vai ser entregue na audiência em Caicó; validamos a ADESE como fórum para discussão da sociedade do Seridó; tomamos a decisão de criar um grupo de trabalho permanente; e tomamos uma outra decisão de fazer uma mobilização por setor para a audiência em Caicó, de modo que cada instituição vai se mobilizar internamente. Além disso, vamos fazer uma mobilização de massa para que toda a população possa se fazer presente na audiência aqui em Caicó”, disse Procópio Lucena, presidente do CBH PPA.

A Caravana será realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado da República (CDR), presidida pela senadora do RN, Fátima Bezerra, nos dias 19 e 20 de junho, e o objetivo é cobrar a retomada das obras do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, através de visitas técnicas e audiências Públicas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

“Esse evento nasceu no Senado a partir da mobilização dos estados da Paraíba e do RN. Não é um evento da sociedade, porém a sociedade vai participar. Contudo, não é um evento de um político ou de um partido. A presidente da comissão é a Senadora Fátima Bezerra, mas a comissão não é dela e sim do Senado Federal. É preciso ficar bem claro que a luta aqui é pela retomada das obras da transposição e não um ato político. É um interesse extremamente da população, que é a garantia da água”, explicou Procópio.

Com relação a visita da população as obras físicas, Procópio afirmou que, “a Assembleia Legislativa do RN vai discutir a possibilidade de disponibilizar um ônibus para a população ou para as instituições que desejarem ir fazer a visita as obras físicas do Eixo Norte da Transposição. Uma grande parte das instituições estão preferindo ficar em Caicó para a audiência, mas tem pessoas interessadas em acompanhar toda a caravana que vai começar em Terra Nova/PE e seguirá pelos estados do Ceará e RN”, finalizou Procópio.