Seco desde 2017, o Açude Dourado, em Currais Novos, amanheceu neste domingo (21) com um volume d’água de dois metros acima das comportas. Isso foi possível graças as fortes chuvas registradas na região de Currais Novos nas últimas horas. A boa notícia é que o volume já dá condições para que a Caern retome o abastecimento da cidade, através do Açude Dourado.

“Recebemos essa notícia com muita alegria. O açude estava seco a mais de um ano e meio e, agora, tivemos uma recarga favorável que vai fazer com que possamos abastecer a cidade com a água desse reservatório pelo sistema da Caern, que vai oferecer um serviço de boa qualidade. Então, estamos felizes, uma vez que a dificuldade era enorme e vamos ter um alívio para os moradores”, destacou Rosy Gurgel, gerente regional da Caern.

A partir de agora, a companhia segue em trabalho para que o abastecimento aconteça o mais rápido possível. “Desde de ontem que os nossos técnicos se reúnem e hoje equipes de Caicó já saíram lá para Currais Novos com o objetivo de fazer a reinstalação dos equipamentos, monitorar a qualidade da água e então seguir com a distribuição. Em 10 ou 15 dias já teremos água para a população. Esse prazo é necessário porque é um líquido novo e precisa dar uma decantada, que já é o início do tratamento”, explicou a gerente.

Ainda de acordo com ela, “o açude está com 30% da capacidade total e vamos abastecer em sistema de rodízio. Vamos ter cuidado para que possamos prorrogar essa água pelo maior tempo possível para que seja distribuído. Pelo menos até o final deste ano os consumidores de Currais Novos terão água do açude para ser distribuída”, finalizou.

Foto: Anderson Almeida