O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA, Paulo Lopes Varella Neto, ministrou palestra para a plateia presente no II Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográficas do RN (II ECOB/RN) tendo como tema “O Desafio da Segurança Hídrica no contexto da Gestão das Águas no Semiárido Nordestino”. Durante sua palestra Paulo Varella fez uma relação entre disponibilidade hídrica e desenvolvimento econômico e humano. Além de Paulo Varela, o CBH PPA esteve representado pelo coordenador e secretário do Centro de Apoio, Emídio Gonçalves e Marcone Medeiros, respectivamente.

O II ECOB/RN traz como tema ‘Gestão das Águas e Mudanças Climáticas’ cujo objetivo é fomentar o diálogo em prol das águas interiores e ecossistemas costeiros da bacia Potiguar, com discussões sobre os instrumentos jurídicos e ações nas bacias hidrográficas do Estado.

Neste ano, o Encontro faz uma nova leitura sobre a segurança hídrica, segurança de barragens, conservação dos biomas, biodiversidade e mudanças climáticas dentro do cenário atual. Os participantes irão discutir os valores da conservação da Caatinga e combate à desertificação, buscando garantir a preservação e defesa da biodiversidade potiguar, além de fomentar o diálogo com os povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.