A Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água 2021/2022 do sistema hídrico Itans, com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA, realiza no dia 20 deste mês o Seminário “O Futuro do Perímetro Itans”.

O evento será de forma virtual e tem por objetivo discutir o uso e a ocupação do solo da área total do Perímetro Itans, visando a sustentabilidade do perímetro de irrigação e do açude Itans, a proteção ambiental e os impactos na área urbana da cidade de Caicó, conforme programação abaixo:

Confira a programação oficial do evento:

Das 09h00-09h15
Abertura

Das 09h15-09h45
Exposição pelo DNOCS da situação atual do Perímetro Itans Área, loteamento atual e contratos de direito real de uso; Recuperação da infraestrutura e perspectivas do seu uso para atividades de irrigação no Perímetro; Recuperação e funcionamento do centro de piscicultura; e  Custos de manutenção da barragem e do perímetro.

Das 09h45-10h15
Exposição pela Associação dos Colonos Irrigantes e Agropecuarista do Perímetro Irrigado Itans – ACIAPI. Quais as necessidades dos irrigantes, os desafios e as perspectivas futuras para Perímetro irrigado.

Das 10h15-10h45
Exposição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA. Cenários para o uso do açude Itans com e sem água para o perímetro irrigado; Reúso da água de Caicó para atendimento a usos no perímetro irrigado; e Alternativas de fontes de recursos para a manutenção da barragem e da infraestrutura do Perímetro.

Das 10h45-12h00
Debate das temáticas expostas

Das 14h00-14h30
Exposição da Prefeitura e Câmara Municipal de Caicó/RN – Qual uso e ocupação do solo que a cidade quer definir para a área do Perímetro Itans?

Das 14h30-15h00
Exposição pela UFRN, Campus Caicó/RN – Qual uso e ocupação do solo mais adequado no Perímetro para o desenvolvimento sustentável de Caicó?

Das 15h00-15h30
Exposição pela SEMARH e IGARN – O que pensa o Governo do RN para o uso de áreas irrigadas, como essas do Perímetro Itans?

Das 15h30-17h00
Debate das temáticas expostas

Quer participar do Seminário? Basta no dia do evento clicar AQUI