O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) realizará, entre os dias 13 e 17 de dezembro, o curso “Hidrologia Básica”. As aulas serão realizadas por videoconferência, através da plataforma “Zoom”, das 18h30 às 21h30. No dia 14 de dezembro, existirá ainda um período extra de aula das 15h às 17h. Para realizar a sua inscrição clique aqui.

A hidrologia é uma disciplina que fornece as bases para todas as atividades relacionadas com o uso da água. Também é o fundamento dos princípios relativos à gestão de recursos hídricos, especialmente aqueles que se referem aos eventos extremos, sendo os estudos hidrológicos necessários para todo e qualquer dimensionamento de estruturas hidráulicas.

O público alvo da capacitação são os componentes do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos (Sigerh), que inclui todos os órgãos ambientais e de recursos hídricos do Governo do RN, Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselho Estadual de Recursos Hídricos,  entre outros.

A capacitação objetiva proporcionar aos participantes o conhecimento teórico e a aplicabilidade da hidrologia na gestão integrada dos recursos hídricos. Durante o curso, serão estudados os principais processos do ciclo hidrológico na fase terrestre, orientações da prática do monitoramento dos parâmetros hidrometeorológicos e a importância do planejamento e da gestão dos recursos hídricos superficiais.

O instrutor do curso será Nelson Césio, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN.

INSCREVA-SE