Reunião Extraordinária encerrou atividades do CBH PPA em 2016

coremas-02O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA encerrou as atividades do ano de 2016 com a 6ª Reunião Extraordinária. A reunião aconteceu na Universidade Aberta do Brasil (UBA) do município de Coremas/PB na manhã do dia 22/12 e contou com a participação de representantes de várias instituições da Paraíba e do Rio Grande do Norte que compõem o comitê. Ao todo, estiveram presentes 24 membros representantes de Usuários, Poder Público e Sociedade Civil com assento no CBH PPA e, por consequencia, com direito a voto. Também participaram 16 pessoas representando movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais e irrigantes.

A pauta da reunião foi a seguinte: Discussão da crise hídrica do sistema Curema/Mãe D’ Água, contexto das alocações de água e as estratégias para o abastecimento das cidades do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte; Apresentação, discussão e deliberação, pelo Comitê, dos encaminhamentos da reunião técnica realizada pela Diretoria Colegiada do CBH PPA com órgãos gestores na cidade de Natal.

Após longas discussões e participação democrática de todos os presentes, segue uma síntese dos encaminhamentos finais:

1 – garantia do abastecimento d’água para consumo humano e dessedentação animal através do Canal da Redenção. Foi constituída uma comissão composta pelo CBH PPA, DPIVAS, CAGEPA, Associação da Comunidade Mãe D’Água, DNOCS e Prefeitura Municipal de Coremas para acompanhar e apoiar as ações da CAGEPA na implantação do sistema de disponibilidade de água para o canal. Essa comissão terá o apoio técnico da ANA.

2 – urgência, por parte do DNOCS, nas ações de segurança de barragens em particular para os reservatórios que estão no eixo do Programa de Integração do São Francisco (PISF). Para acompanhar esse processo foi constituído um grupo de trabalho composto pelo CBH PPA, FIEP, DPIVAS, AESA, Prefeitura Municipal e Associação da Comunidade Mãe D’Água. Essa comissão terá o apoio técnico da ANA.

3 – plenária do CBH PPA após o período chuvoso 2017 com todos os seguimentos de usuários, gestores, poder público e sociedade civil para discutir e deliberar sobre alocação de água do sistema Mãe D’Água – Curemas.

4 – órgãos gestores estaduais encaminhem para o comitê os planos de emergência de enfretamento a seca e as propostas de gestão do PISF em cada estado para conhecimento e debate dentro do comitê.

5 – ANA disponibilize os estudos preliminares da adutora Curemas/Mãe D’Água/Pombal/São Bento. Que o Estado da Paraíba der continuidade aos estudos técnicos dessas adutoras.

Postado dia: 23 dez 2016
 

Agenda

    Novembro

    01.11.2016 - Reunião com a comissão de acompanhamento do Açude Itans

    Horário: 14h

    Local: auditório do STTR

    Cidade: Caicó/RN

    08.11.2016 - Realização do curso "PRH da Bacia" promovido pelo CBH PPA com o apoio da ANA

    Horário: 08h

    Local: auditório da UERN

    Cidade: Assú/RN

    09.11.2016 – Realização do curso "PRH da Bacia" promovido pelo CBH PPA com o apoio da ANA

    Horário: 08h

    Local: auditório da UFCG

    Cidade: Pombal/PB

    10.11.2016 – Realização do curso "PRH da Bacia" promovido pelo CBH PPA com o apoio da ANA

    Horário: 08h

    Local: Sala de eventos do IFPB

    Cidade: Souza/PB

    18.11.2016 – Participação em Reunião Ordinária do CBH Apodi-Mossoró, tendo como objetivo apresentação da dinâmica do CBH PPA

    Horário: 09h

    Local: Câmara Municipal

    Cidade: Luiz Gomes/RN

    29.11.2016 – Participação em Reunião Ordinária do CBH Pitimbu, tendo como objetivo apresentação da dinâmica do CBH PPA

    Horário: 15h

    Local: Sede da SEMARH

    Cidade: Natal/RN
Botch das divs centrais

Praça Dom José Delgado, 51-A, 1º andar - Paraíba - Caicó-RN - (No Prédio da Rádio Rural)

Fone: 84 3417-2948 - CEP 59300-000