Últimas:

CBH PPA realiza visitas aos Barramentos localizados nos municípios de Pendências/RN e Macau/RN

Fruto de um encaminhamento feito durante realização de reunião com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, através da Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR, realizada dia 03 de junho de 2022, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA representado pelo Sr. Raimundo Inácio da Silva Filho, 1º Secretário, na companhia do Sr. Ezequias Florêncio da Silva, Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Recursos Hídricos do Município de Pendências/RN, Sr. Rafael Mendonça, Chefe do DNOCS de Assú/RN, Sr. Edgar Gaya Banks Machado e Sr. Francisco Romeiro, ambos especialistas em regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, realizou visita aos barramentos que ficam localizados na foz do rio açu, dentre eles, Camboas do Jonas, dos Caboclos, do Roldão, da Potiporã e Passagem Molhada do Canal de Perenização da Lagoa do Queimado.

As visitas tiveram por objetivo averiguar a situação atual dos barramentos e a real necessidade da realização de manobras, anteriormente realizadas pelo município de Pendências/RN, no barramento próximo a Comunidade de Porto do Carão e da Lagoa do Queimado, haja vista o grande volume de água no rio Açu provenientes das chuvas caídas na região.

“As manobras realizadas na foz da bacia, especialmente no rio Açu, que é o ponto de deságue do rio para o mar, são necessárias para haja o equilíbrio e o controle do nível volumétrico entre o rio e o mar”, explicou Ezequias Florêncio, secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Recursos Hídricos do Município de Pendências e membro titular do CBH PPA.

“Precisamos ter um disciplinamento e uma normatização, por isso a importância da presença do Comitê, da ANA e dos órgãos de gerenciamento hídrico. É preciso que o uso racional da água seja normatizado e é possível que nas próximas reuniões de alocação de água essa situação, em particular dos municípios de Pendências/RN e Macau/RN sejam resolvidas”, explicou Raimundo Inácio da Silva filho, Primeiro Secretário do CBH Piancó-Piranhas-Açu.

Ainda de acordo com o primeiro secretário da Diretoria Colegiada do Comitê, “a nossa preocupação é manter a água para todos os usos, notadamente os usos humanos e a dessedentação animal, de modo que os conflitos que possam existir já possamos amenizar e disciplinar para o desenvolvimento dessa bacia e da nossa região”, finalizou.

Confira mais informações na reportagem abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5